A dieta é os tipos e as quantidades de alimentos que ingerimos, que precisam conter carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais e água. Essas substâncias são chamadas de nutrientes, que constitui as fontes de energia e de matéria-prima para o funcionamento das nossas células.
Tipos de nutrientes
Glicídios e lipídios são nutrientes orgânicos e tem como principal função fornecer energia ás células, por isso, são chamados de nutrientes energéticos. O mel (contém glicose), o açúcar de cana (contém sacarose), pães, massa e cereais (contêm amido), entre outros, são exemplos de alimentos ricos em glicídios. A manteiga, e as carnes gordas, que contém glicerídios sólidos (gorduras), além das sementes de plantas como o amendoim e a soja, ricos em glicerídios líquidos (óleos) são alimentos ricos em lipídios.
As proteínas que ingerimos fornecem grande parte dos aminoácidos que as nossas células utilizam para a fabricação de suas próprias proteínas. As proteínas são encontradas em todo corpo, ou seja, em músculos, ossos, pele, cabelo e virtualmente qualquer órgão ou tecido, por isso, costuma-se dizer que proteínas são nutrientes plásticos. Carne, peixe, leite, ovos, feijão e trigo são alimentos ricos em proteínas.
É preciso conhecer os tipos e as quantidades aproximadas de nutrientes dos alimentos, para ter uma dieta saudável e equlibrada, já que existem alimentos com predominancia em nutrientes energéticos, ou em nutrientes plásticos, assim como também, podem apresentar os dois tipos de nutrientes, variando as suas proporções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário