domingo, 29 de abril de 2012

A linfa

A linfa é um fluido claro e trasparente que se forma entre as células e os tecidos. Flui para os vasos linfáticos terminando em vasos maiores chamados ductos linfáticos, que lançam a linfa no sistema sanguíneo.

O que faz a linfa ?
Tal como o sangue, a linfa transporta vários nutrientes e leva os resíduos. Leva também os glóbulos brancos que combatem os micróbios e as doenças.Os nódulos linfáticos estão cheios de glóbulos brancos que limpam a linfa e matam os micróbios. Não há uma bomba como o coração para fazer mover a linfa, por isso esta move-se lentamente, sendo apertada pelos músculos em torno dos vasos linfáticos. A linfa só move quando os músculos estão ativados.


Reflexão: Neste post a nossa função foi esclarecer mais a cerca da linfa, não foi nada que não tivesse sido abordado nas aulas mas vale sempre a pena colocar.

domingo, 22 de abril de 2012

Curiosidades sobre o sistema línfático

   *Um adulto normal tem entre 1 a 2 litros de linfa.



   *Cada nódulo linfático tem entre 1 e 2,5 cm de largura.

 

   *O nome «nódulo» vem da palavra latina que significa «nó» porque as filas de nódulos parecem os nós de um fio.



   *A linfa move-se lentamente a maior parte do tempo, mas durante exercício vigoroso pode mover-se 10 a 20 vezes mais depressa.

sábado, 14 de abril de 2012

Sistema cardiorrespiratorio - Fina barreira

O ar dentro dos alvéolos é separado do sangue dos capilares que os rodeiam por uma fina barreira. Esta barreira é composta pela parede de cada um dos alveolos e de cada capilar. O sangue dos capilares tem pouco oxigénio, por isso o oxigénio passa através da barreira para o sangue. À medida que os glóbulos vermelhos absorvem o oxigénio, o sangue passa de um vermelho-azulado para um vermelho-vivo.     

Curiosidades sobre o sistema Cardiorrespiratório

 * A barreira formada pela parede dos capilares e dos alvéolos é cerca de 100 vezes mais fina do que uma folha de papel.

 

* Em repouso, o fluxo respiratório é cerca de duas chávenas de ar em cada respiração. Após exercício, a respiração é mais rápida e a quantidade de ar em cada minuto é cerca de 20 vezes maior. 

 

* Os pequenos alvéolos e capilares não podiam ser vistos antes de ser inventado o microscópio. Em 1661, o cientista, Marcello Malpighi, observou imagens aumentadas dos capilares. Esta descoberta permitiu compreender como o oxigénio passa do ar para o sangue.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Introdução

Neste blog vamos apresentar alguns temas de Ciências Naturais, esperamos que gostem e que comentem.